quinta-feira, 26 de outubro de 2017

8 dias em movimento


À descoberta do Minho e da Galiza

Preparamos uma viagem de uma semana pelo norte de Portugal e de Espanha, como presente de aniversário do pai e em segredo, pois se assim não fosse não teria a mesma graça.

Toda a preparação da viagem incluindo reserva de hotéis, datas, desenho de rotas e locais a visitar, foi totalmente realizada por nós (eu e a filha).

O cronograma dos locais que visitamos, foi o seguinte:

1º Dia

·       Amarante

·       Guimarães

2º Dia

·       Braga

3º Dia

·       Barcelos

·       Esposende

4º Dia

·       Viana do Castelo

·       Ponte de Lima

5º Dia

·       Valença

·       Pontevedra

·       Sanxenxo

·       La Toja

6º Dia

·       Cabo Finisterra

·       La Coruña

·       Lugo

7º Dia

·       Santiago de Compostela

8º Dia

·       Vigo

·       Tui

·       Regresso a casa

O que visitamos:

Em Amarante, passeio pedonal no centro histórico, Igreja de S. Gonçalo, passeio na Ponte de S. Gonçalo. Para visitar Amarante, o ideal é estacionar o carro no silo e caminhar pela cidade. Caminhar pelas ruas antigas, olhar a arquitetura e casario antigo, ver as bancas dos vendedores de doces, em especial de um que é tipo de Amarante, que nos faz sorrir e tirar fotografias.




 
Em Guimarães, O Castelo de Guimarães, a Capela de S. Miguel do castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a Praça de Santiago, o Largo da Oliveira, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e o Santuário Monte da Penha ao qual acedemos por teleférico. Guimarães é uma cidade fascinante para visitar, pois está repleta de história em todos os recantos e ruelas. O Castelo de Guimarães, em forma de escudo, foi construído para proteger a cidade dos invasores. Os visitantes podem caminhar ao longo das muralhas do castelo e apreciar a esplendida vista em todas as direções.



 
Em Braga, a Sé de Braga, o Jardim de Santa Bárbara que vale a pena ver, a Rua do Souto que é pedonal, a Arco da Porta Nova que tem no cimo um bonito vitral e inicia a Rua do Souto no sentido ascendente, o exterior do Palácio do Raio que tem a fachada forrada com azulejos azuis lindíssimos, a Arcada da Lapa, o Mosteiro de Tibães e museu (fica a 6 kms de Braga), o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus do Monte. Também conhecida como a cidade dos arcebispos, é linda, histórica e um dos maiores centros religiosos de Portugal.










Em Barcelos, visitamos a Igreja do Bom Jesus da Cruz e passeamos a pé pelas ruas e praças adjacentes à Igreja. Vale também a pena visitar a Torre do Cimo da Vila. Subir esta pequena torre, permite disfrutar de uma excelente vista da cidade e obter ótimas fotografias.





Em Esposende, a Igreja Matriz com a invocação de Santa Maria dos Anjos, a Capela de Nossa Senhora da Saúde, a Biblioteca Municipal Manuel Ventura, a praia de Cepães, a praia de Ofir e o Castro de S. Lourenço. Junto ao Castro de S. Lourenço existe a Capela de S. Lourenço e o miradouro de S. Lourenço que permite admirar a vastidão da paisagem. Também no Castro de S. Lourenço existe o centro de interpretação arqueológica  e de exposições. Quer na praia de Cepães, quer na praia de Ofir, tivemos a oportunidade de ver e sentir a conhecida "nortada".


 
 

Em Viana do Castelo, não poderíamos deixar de visitar o Santuário de Santa Luzia. Se viajar de carro, aconselho deixar o carro no parque de estacionamento junto à estação do funicular e subir ao Monte de Santa Luzia no funicular. Em Santa Luzia há que subir ao Zimbório, pois as vistas são fantásticas. O santuário é grandioso. A visita ao navio hospital Gil Eanes, revelou-se interessante e agradável. Aqui é possível visitar sala de operações, laboratório de análises, enfermarias, cozinha, despensa e muitas mais divisões.






Em Ponte de Lima, passe a Ponte Medieval e admire a paisagem de ambas as margens do Rio Lima. Também aconselho visitar a Igreja Matriz, o Jardim do Arnado e os jardins temáticos, para além dos passeios pedonais que permitem admirar a arquitetura medieval. Se gostar, no verão tem a praia fluvial, muito procurada.





Em Valença, como o tempo que dispúnhamos já não era muito, apenas visitamos o interior da muralha, as suas lojas de produtos típicos e artesanais. A muralha em forma de estrela, em frente a Tui, permite um olhar sobre a Espanha.




Em Pontevedra, podemos visitar a Catedral de Santa Maria la Mayor e tivemos um ótimo almoço. É uma cidade ótima para caminhar, descansar nos seus parques e comer umas tapas. Pontevedra tem tanto que ver: Tesouros, joias, museus, parques, passeios ao longo do rio, arquitetura. A hospitalidade de Pontevedra está refletida no ditado que diz: “Pontevedra dá de beber a quem passa” e aqui passa o caminho português para Compostela.

Em Sanxenxo, fomos à praia. Os principais pontos turísticos são as praias, sendo a mais importante a praia de Silgar. Tem também um zoo, um aquário e campos de golf.

 
Em Ilha La Toja, ligada por uma pequena ponte a O Grove, está totalmente voltada para o turismo. Tem casino, campos de golfe, hotéis e apartamentos. É uma das ilhas mais conhecidas da Galiza, devido às suas termas.

Em Cabo Finisterra, estava um nevoeiro tão cerrado, que quase não conseguimos ver o mar, no fundo das arribas. É aqui que termina o caminho de Santiago, e é visita obrigatória para quem faz o caminho Jacobeu.


Em La Coruña, podemos visitar a Cidade velha, o Passeio Marítimo, diversas praças, museus e praias.
 



Em Lugo, caminhamos na muralha, nas ruas pedonais e visitamos a catedral. Caminhar na muralha é muito bom, pois permite ver a cidade de um plano mais elevado. É a única muralha romana que se mantém na integra. Na catedral existe a capela da Virgem dos Olhos Grandes, a padroeira da cidade de Lugo. Caminhar nas ruas pedonais e centro histórico do interior das muralhas é muito agradável, descobrindo casas, praças, recantos e arcadas.





Em Santiago de Compostela, o ex-libris da cidade é a Catedral.

Mas Santiago do Compostela não é só turismo religioso. Ao entardecer as ruas do centro histórico com os seus restaurantes e bares, enchem-se de gente. Santiago tem uma enorme quantidade de igrejas e conventos. Encontram-se também muitos artista de rua, cada um com a sua arte, tentando impressionar os turistas. Tem muitos espaços verdes para descontrair e miradouros.

Se no centro histórico tem o comércio tradicional ligado ao negócio religioso, bem próximo encontram-se modernas zonas comerciais com lojas de marcas internacionais. O moderno e o tradicional estão de mãos dados aqui.

Vale a pena visitar o mercado da cidade, onde vendem os produtos frescos, queijos, vinhos, pão, carne e enchidos, flores. Neste mercado é possível ir às bancas comprar ostras ou queijos ou enchidos e depois ir comer na banca dos vinhos (que só vende bebidas).



 

 

Em Vigo, visitamos o Monte de O Castro, que está em plena cidade. Aqui, os vários miradouros proporcionam vistas fantásticas sobre a cidade.

Tentamos visitar a Rua Pescaderia ou rua das ostras e a Rua do Principe, mas foi de todo impossível estacionar o carro. Desistimos e seguimos viagem para Tui.


Em Tui, a Catedral de Santa Maria é o monumento mais importante. É uma cidade pequena mas de grande importância para quem faz o caminho português para Santigo de Compostela. Aqui almoçamos e regressamos a casa. Ficou a vontade de revisitar muitos destes locais. Fim da viagem.

Alojamentos:

Em Braga, 3 noites:

Hotel do Templo, 4 estrelas, situado no Bom Jesus do Monte, mesmo ao lado do Santuário. A localização é perfeita, pois como tem miradouro e esplanada muito perto, permite disfrutar de uma vista magnifica sobre a cidade enquanto se toma uma bebida ao fim da tarde.

O Hotel do Templo dispõe de piscina interior aquecida, banho turco, jacuzzi, cardio fitness e ginásio. A simpatia e amabilidade do staff é excelente. Embora o hotel não seja novo, as condições de limpeza e higiene são boas. O pequeno almoço é bom e idêntico a outros hotéis de mesma categoria. Vale a pena visitar. (foto)


Em Ponte de Lima, 1 noite:

INLIMA Hotel & Spa, 4 estrelas, situado junto ao rio Lima. Hotel novo, moderno e muito sossegado. Neste hotel chamou-me a atenção a iluminação, quer dos quartos quer das áreas comuns, pois não é habitual encontrar hotéis com tanta luz. Dispõe de quartos familiares o que também é quase novidade em Portugal. O pequeno almoço buffet também é bom. É ótimo para descansar. A repetir, mas durante mais tempo. (foto)


Em Santiago de Compostela, 3 noites:

Hotel Gelmirez, 3 estrelas, situado a cerca de 8 minutos a pé, da Catedral. Hotel novo, moderno e também com muito boa iluminação. Quarto espaçoso e limpo. Staff muito simpático e muito prestável. Bom pequeno almoço. Idêntico a hotéis de 4 estrelas. Foi uma agradável surpresa. (foto)


Restaurantes e Gastronomia:

Em alguns dos locais que visitamos, tomamos as refeições principais em restaurantes que foram recomendados por dois amigos, o A.M. e o F.C., aos quais agradeço. A gastronomia portuguesa e a espanhola, são ambas muito boas. Saliento as excelentes recomendações para bacalhau, polvo e marisco.

























Sem comentários:

Enviar um comentário