quinta-feira, 8 de junho de 2017

Nada se desperdiça, tudo se aproveita


CEREJAS 1

Quem gosta de cerejas, ponha o dedo no ar. Eu, eu, eu, eu, ...., parece que somos muitos.

Os meus amigos Benvinda Gamboa e João Gamboa, são produtores de cereja do Fundão e trouxeram-me cerejas.

Sendo esta a fruta que mais gosto, decido aproveitá-la ao máximo, uma vez que tem uma sazonalidade muito curta.

Vou mostrar-vos algumas das utilidades que dou as todos os componentes de uma cereja, desde a polpa, aos pedúnculos e até aos caroços.

Todos os anos gosto de congelar cerejas para ter disponível para os pequenos almoços depois de terminar a época e durante vários meses.

Lavo as cerejas, deixo escorrer a água, posteriormente coloco-as em cima de um pano lavado e deixo secar.




Retiro os pedúnculos e reservo-os. Com um descaroçador, retiro os caroços às cerejas e reservo-os também numa taça com água.

 
 
Divido as cerejas descaroçadas por diversos sacos de congelação e levo a congelar.

 


Durante o processo de congelação, se algumas permaneceram agarradas a outras, não tem dificuldade nenhuma a desprenderem-se, pois basta abanar e mexer um pouco o saco.

Voltarei em breve, para vos mostrar outras utilizações das cerejas.

Voltem também.


Sem comentários:

Enviar um comentário