quinta-feira, 26 de outubro de 2017

8 dias em movimento


À descoberta do Minho e da Galiza

Preparamos uma viagem de uma semana pelo norte de Portugal e de Espanha, como presente de aniversário do pai e em segredo, pois se assim não fosse não teria a mesma graça.

Toda a preparação da viagem incluindo reserva de hotéis, datas, desenho de rotas e locais a visitar, foi totalmente realizada por nós (eu e a filha).

O cronograma dos locais que visitamos, foi o seguinte:

1º Dia

·       Amarante

·       Guimarães

2º Dia

·       Braga

3º Dia

·       Barcelos

·       Esposende

4º Dia

·       Viana do Castelo

·       Ponte de Lima

5º Dia

·       Valença

·       Pontevedra

·       Sanxenxo

·       La Toja

6º Dia

·       Cabo Finisterra

·       La Coruña

·       Lugo

7º Dia

·       Santiago de Compostela

8º Dia

·       Vigo

·       Tui

·       Regresso a casa

O que visitamos:

Em Amarante, passeio pedonal no centro histórico, Igreja de S. Gonçalo, passeio na Ponte de S. Gonçalo. Para visitar Amarante, o ideal é estacionar o carro no silo e caminhar pela cidade. Caminhar pelas ruas antigas, olhar a arquitetura e casario antigo, ver as bancas dos vendedores de doces, em especial de um que é tipo de Amarante, que nos faz sorrir e tirar fotografias.




 
Em Guimarães, O Castelo de Guimarães, a Capela de S. Miguel do castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a Praça de Santiago, o Largo da Oliveira, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e o Santuário Monte da Penha ao qual acedemos por teleférico. Guimarães é uma cidade fascinante para visitar, pois está repleta de história em todos os recantos e ruelas. O Castelo de Guimarães, em forma de escudo, foi construído para proteger a cidade dos invasores. Os visitantes podem caminhar ao longo das muralhas do castelo e apreciar a esplendida vista em todas as direções.



 
Em Braga, a Sé de Braga, o Jardim de Santa Bárbara que vale a pena ver, a Rua do Souto que é pedonal, a Arco da Porta Nova que tem no cimo um bonito vitral e inicia a Rua do Souto no sentido ascendente, o exterior do Palácio do Raio que tem a fachada forrada com azulejos azuis lindíssimos, a Arcada da Lapa, o Mosteiro de Tibães e museu (fica a 6 kms de Braga), o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus do Monte. Também conhecida como a cidade dos arcebispos, é linda, histórica e um dos maiores centros religiosos de Portugal.










Em Barcelos, visitamos a Igreja do Bom Jesus da Cruz e passeamos a pé pelas ruas e praças adjacentes à Igreja. Vale também a pena visitar a Torre do Cimo da Vila. Subir esta pequena torre, permite disfrutar de uma excelente vista da cidade e obter ótimas fotografias.





Em Esposende, a Igreja Matriz com a invocação de Santa Maria dos Anjos, a Capela de Nossa Senhora da Saúde, a Biblioteca Municipal Manuel Ventura, a praia de Cepães, a praia de Ofir e o Castro de S. Lourenço. Junto ao Castro de S. Lourenço existe a Capela de S. Lourenço e o miradouro de S. Lourenço que permite admirar a vastidão da paisagem. Também no Castro de S. Lourenço existe o centro de interpretação arqueológica  e de exposições. Quer na praia de Cepães, quer na praia de Ofir, tivemos a oportunidade de ver e sentir a conhecida "nortada".


 
 

Em Viana do Castelo, não poderíamos deixar de visitar o Santuário de Santa Luzia. Se viajar de carro, aconselho deixar o carro no parque de estacionamento junto à estação do funicular e subir ao Monte de Santa Luzia no funicular. Em Santa Luzia há que subir ao Zimbório, pois as vistas são fantásticas. O santuário é grandioso. A visita ao navio hospital Gil Eanes, revelou-se interessante e agradável. Aqui é possível visitar sala de operações, laboratório de análises, enfermarias, cozinha, despensa e muitas mais divisões.






Em Ponte de Lima, passe a Ponte Medieval e admire a paisagem de ambas as margens do Rio Lima. Também aconselho visitar a Igreja Matriz, o Jardim do Arnado e os jardins temáticos, para além dos passeios pedonais que permitem admirar a arquitetura medieval. Se gostar, no verão tem a praia fluvial, muito procurada.





Em Valença, como o tempo que dispúnhamos já não era muito, apenas visitamos o interior da muralha, as suas lojas de produtos típicos e artesanais. A muralha em forma de estrela, em frente a Tui, permite um olhar sobre a Espanha.




Em Pontevedra, podemos visitar a Catedral de Santa Maria la Mayor e tivemos um ótimo almoço. É uma cidade ótima para caminhar, descansar nos seus parques e comer umas tapas. Pontevedra tem tanto que ver: Tesouros, joias, museus, parques, passeios ao longo do rio, arquitetura. A hospitalidade de Pontevedra está refletida no ditado que diz: “Pontevedra dá de beber a quem passa” e aqui passa o caminho português para Compostela.

Em Sanxenxo, fomos à praia. Os principais pontos turísticos são as praias, sendo a mais importante a praia de Silgar. Tem também um zoo, um aquário e campos de golf.

 
Em Ilha La Toja, ligada por uma pequena ponte a O Grove, está totalmente voltada para o turismo. Tem casino, campos de golfe, hotéis e apartamentos. É uma das ilhas mais conhecidas da Galiza, devido às suas termas.

Em Cabo Finisterra, estava um nevoeiro tão cerrado, que quase não conseguimos ver o mar, no fundo das arribas. É aqui que termina o caminho de Santiago, e é visita obrigatória para quem faz o caminho Jacobeu.


Em La Coruña, podemos visitar a Cidade velha, o Passeio Marítimo, diversas praças, museus e praias.
 



Em Lugo, caminhamos na muralha, nas ruas pedonais e visitamos a catedral. Caminhar na muralha é muito bom, pois permite ver a cidade de um plano mais elevado. É a única muralha romana que se mantém na integra. Na catedral existe a capela da Virgem dos Olhos Grandes, a padroeira da cidade de Lugo. Caminhar nas ruas pedonais e centro histórico do interior das muralhas é muito agradável, descobrindo casas, praças, recantos e arcadas.





Em Santiago de Compostela, o ex-libris da cidade é a Catedral.

Mas Santiago do Compostela não é só turismo religioso. Ao entardecer as ruas do centro histórico com os seus restaurantes e bares, enchem-se de gente. Santiago tem uma enorme quantidade de igrejas e conventos. Encontram-se também muitos artista de rua, cada um com a sua arte, tentando impressionar os turistas. Tem muitos espaços verdes para descontrair e miradouros.

Se no centro histórico tem o comércio tradicional ligado ao negócio religioso, bem próximo encontram-se modernas zonas comerciais com lojas de marcas internacionais. O moderno e o tradicional estão de mãos dados aqui.

Vale a pena visitar o mercado da cidade, onde vendem os produtos frescos, queijos, vinhos, pão, carne e enchidos, flores. Neste mercado é possível ir às bancas comprar ostras ou queijos ou enchidos e depois ir comer na banca dos vinhos (que só vende bebidas).



 

 

Em Vigo, visitamos o Monte de O Castro, que está em plena cidade. Aqui, os vários miradouros proporcionam vistas fantásticas sobre a cidade.

Tentamos visitar a Rua Pescaderia ou rua das ostras e a Rua do Principe, mas foi de todo impossível estacionar o carro. Desistimos e seguimos viagem para Tui.


Em Tui, a Catedral de Santa Maria é o monumento mais importante. É uma cidade pequena mas de grande importância para quem faz o caminho português para Santigo de Compostela. Aqui almoçamos e regressamos a casa. Ficou a vontade de revisitar muitos destes locais. Fim da viagem.

Alojamentos:

Em Braga, 3 noites:

Hotel do Templo, 4 estrelas, situado no Bom Jesus do Monte, mesmo ao lado do Santuário. A localização é perfeita, pois como tem miradouro e esplanada muito perto, permite disfrutar de uma vista magnifica sobre a cidade enquanto se toma uma bebida ao fim da tarde.

O Hotel do Templo dispõe de piscina interior aquecida, banho turco, jacuzzi, cardio fitness e ginásio. A simpatia e amabilidade do staff é excelente. Embora o hotel não seja novo, as condições de limpeza e higiene são boas. O pequeno almoço é bom e idêntico a outros hotéis de mesma categoria. Vale a pena visitar. (foto)


Em Ponte de Lima, 1 noite:

INLIMA Hotel & Spa, 4 estrelas, situado junto ao rio Lima. Hotel novo, moderno e muito sossegado. Neste hotel chamou-me a atenção a iluminação, quer dos quartos quer das áreas comuns, pois não é habitual encontrar hotéis com tanta luz. Dispõe de quartos familiares o que também é quase novidade em Portugal. O pequeno almoço buffet também é bom. É ótimo para descansar. A repetir, mas durante mais tempo. (foto)


Em Santiago de Compostela, 3 noites:

Hotel Gelmirez, 3 estrelas, situado a cerca de 8 minutos a pé, da Catedral. Hotel novo, moderno e também com muito boa iluminação. Quarto espaçoso e limpo. Staff muito simpático e muito prestável. Bom pequeno almoço. Idêntico a hotéis de 4 estrelas. Foi uma agradável surpresa. (foto)


Restaurantes e Gastronomia:

Em alguns dos locais que visitamos, tomamos as refeições principais em restaurantes que foram recomendados por dois amigos, o A.M. e o F.C., aos quais agradeço. A gastronomia portuguesa e a espanhola, são ambas muito boas. Saliento as excelentes recomendações para bacalhau, polvo e marisco.

























terça-feira, 24 de outubro de 2017

Do fracasso até ao sucesso


Ontem tentei fazer a receita de coxinhas de frango na Bimby e segui à risca a seguinte receita:




 
O recheio ficou bom, mas a massa ficou liquida!!!! Impossível tender coxinhas com esta massa. Que fracasso!

Já alguém fez esta receita e correu bem????

Para tentar salvar a massa adicionei 150g de farinha e programei 15seg/vel6. Adicionei mais 100g de farinha e programei 15seg/vel6. Adicionei outra vez mais 100g de farinha e programei 15seg/vel6. Total de farinha utilizada na receita: 740g em vez dos 390g iniciais. Não ficou perfeita nem consegui tender a massa em forma de coxinha, mas tendi em bolinhas, conforme a imagem seguinte:
 


Algumas levei ao forno:



Outras fritei:



O resultado surpreendeu pela positiva, pois ficou um misto entre a massa de pão e a massa das coxinhas. Ficou muito bom. Foi um sucesso. Gostamos tanto de decidi inventar um recheio especial para utilizar com esta massa.
 
 

Devo dizer, que nunca tinha tentado fazer coxinhas de frango, nem de modo tradicional nem com a Bimby.

Em conclusão, podemos sempre encontrar algo de bom, em algo menos bom que tenha acontecido. Até o que é negativo, terá sempre algum ponto positivo, desde que tenhamos otimismo e mente aberta para o encontrar.

 

 

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Tralha Digital


Destralhe, se puder

Todos ou quase todos nós, temos por hábito guardar coisas ao longo da nossa vida. Também porque fomos educados para isso, pois antigamente as dificuldades eram grandes e o que não nos fazia falta num determinado momento, poderia dar jeito noutro momento futuro.

No mundo atual, em que a tecnologia e a era do digital está fortemente presente na nossa vida, temos também tendência para acumular lixo digital, ou seja, tralha que não necessitamos para nada.

Vamos por partes:

Email – Quantos de nós temos vários caixas de email, profissional e pessoal? Normalmente temos uma profissional e uma ou vários pessoais. Eu tenho. E quantos emails já foram lidos, mas ainda permanecem na caixa de email há vários meses ou até anos? Ainda podem vir a fazer falta no futuro, não é?

Fotografias – Quantos de nós têm fotografias com má qualidade ou “tremidas”, guardadas num DVD, pen ou disco externo, mas que nos recusamos a apagar, porque mesmo assim nos avivam as recordações? Eu tenho.

Receitas – Quantos de nós têm receitas de culinária ou outras, que em algum momento digitalizamos ou guardamos, mas que possivelmente nunca as iremos executar? Eu tenho. Perdi a conta ao número de receitas de culinária que tenho. E muito mais poderia enumerar.

Em resumo, eu sou uma acumula tralha digital.

Se é verdade que a tralha digital não ocupa espaço físico, a mesma ocupa espaço virtual, dificulta o acesso e as pesquisas e tem custos de armazenamento.

Uma sugestão: destralhe, apague, limpe a sua tralha digital e facilite as suas atividades pessoais ou profissionais.
 
                                              Free Stock Photo courtesy of picxclicx.com
 

sábado, 9 de setembro de 2017

Um fenómeno inexplicável


Quase na minha toalha e debaixo do meu chapéu de praia

 
O que é que se passa na cabeça de certas pessoas, para quase se sentarem nas nossas toalhas e debaixo dos nossos chapéus de praia, quando têm uma praia com mais de 4 km de extensão?

Este ano, mais do que em anos anteriores deparei-me com um fenómeno que não consigo explicar. Estávamos em praias bem grandes (mais do que uma), onde não havia necessidade de as pessoas se amontoarem e onde existia espaço suficiente para colocar as toalhas, os chapéus de praia e ainda ficaria muito espaço livre.

Contudo existem famílias que quando chegam à praia “encostam-se” a outras famílias que já lá estão. As toalhas de praia ficam a três palmos de distância das nossas, quando existe no local tanto espaço livre.

Verifiquei este fenómeno tanto com famílias portuguesas como com famílias estrangeiras.

Será que pensam que o nosso lugar é o melhor lugar de toda a praia? Ou sentem-se protegidos e amparados com a nossa presença? Ou pretendem que ouçamos todas as suas conversas?

Eu não entendo, juro que não entendo.
 

 

Voltar à rotina


O REGRESSO ÀS AULAS
Está prestes a iniciar o novo ano letivo. Certamente que pais, professores e alunos estão numa azáfama na preparação do ano escolar.
Chegou a hora de voltar à rotina, deitar um pouco mais cedo, levantar um pouco mais cedo também, para que não sofram grande impacto quando as aulas iniciarem.
Neste início/reinício peça a colaboração das crianças e jovens, em todas as atividades que se relacionem com o inicio escolar, como por exemplo, compra de livros e material escolar, roupa de desporto, escolha das ementas que vão levar para a escola aproveitando para fomentar a alimentação saudável, etc.
Converse com as crianças, fale da escola com alegria e mostre entusiasmo. Refira as novas experiências e conhecimentos que vão ter a oportunidade de vivenciar, novos colegas que vão conhecer ou outros que vão rever.
Brinquem muito e divirtam-se, nos dias que ainda faltam para o retorno à escola. Façam atividades e jogos ao ar livre, pois o tempo ainda está muito agradável para isso.
          Bom ano escolar 

sábado, 2 de setembro de 2017

Uns saborosos bolinhos de canela


Bolinhos de Canela à Minha Maneira

 
A pedido de uma amiga da minha filha, que é fã destes bolinhos e minha seguidora aqui no blog (Sílvia Urmal), partilho a receita dos bolinhos de canela feitos à minha maneira.

A receita não é muito diferente de muitas que se encontram na internet, esta apenas tem a particularidade de levar amêndoa na sua composição.

 
Ingredientes:

300 g de farinha para bolos

150 g de farinha de amêndoa

170 g de açúcar amarelo

200 g de margarina à temperatura ambiente

2 ovos

Raspa da casca de 1 limão grande

1 colher das de chá de fermento em pó

1 colher das de café de essência de amêndoa (opcional)

1 pitada de sal

Canela em pó q.b
 

Preparação de modo tradicional:

Bater a margarina com os ovos, adicionar a raspa da casca de limão e a essência de amêndoa e misturar bem. Adicionar o açúcar, o sal, a farinha, o fermento em pó e a farinha de amêndoa. Amassar muito bem para ligar bem todos os ingredientes.

Tender bolinhas pequenas, passar por canela, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 180º durante 20 minutos.
 

Preparação com a bimby:

Colocar no copo os ovos, a margarina, a raspa da casca de limão, a essência de amêndoa, o sal e o açúcar. Programar 45 seg/vel 4.

Adicionar o fermento, a farinha e a farinha de amêndoa. Programar 2 min 30seg/vel Espiga.

Tender bolinhas pequenas, passar por canela, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 180º durante 20 minutos.

 
Vamos ver as fotografias?